Comprar maquiagem e cosméticos pela internet ajuda a economizar
Maquiagem está entre os itens mais comprados no e-commerce em 2024.
A busca pelo autocuidado tem crescido, segundo uma pesquisa do Mercado Ads, divisão de publicidade do Mercado Livre, entre os itens mais comprados na internet pelos brasileiros, estão itens de cuidados com a pele, com crescimento de 115%, de cuidados com o cabelo (86%) e de maquiagem (78%).
Ainda de acordo com esse levantamento, dois em cada dez consumidores compraram pela primeira vez em lojas virtuais no ano passado. Além de oferecer a possibilidade de ir às compras sem sair de casa, o que é uma grande vantagem, o comércio eletrônico tende a ter preços mais baixos do que as lojas físicas, o que também se aplica ao mercado de cosméticos e maquiagem.
— Lojas online sempre têm sempre mais promoções, além de muitas vezes oferecer brindes. Para saber se uma marca que a gente não conhece muito vale a pena, procuro resenhas na internet, e faço buscas em blogs de maquiagem, para saber o que as pessoas estão achando do produto — explica a maquiadora Juliana Prata.
Imagem de chamada
Para saber se a cor do produto é a ideal para o tom de pele do comprador, a maquiadora recomenda buscar a avaliação de maquiadoras e blogueiras que tenham um tom de pele parecido.
— As próprias marcas disponibilizam uma cartela de cores na modelo, e dá para ter uma noção por ali. Mas essas blogueiras que fazem resenhas de base normalmente comparam diversos tons diferentes, e ali será possível saber se aquela pessoa tem o mesmo tom de pele que o da consumidora — diz Juliana.
Em relação aos cosméticos, é importante ter uma recomendação do dermatologista, principalmente no caso de pessoas com necessidades específicas, com no caso de peles sensíveis ou com acne.
— Pessoas que não têm inflamações, alergias, vermelhidões não necessariamente precisam de um especialista para fazer uma rotina de cuidados. É só fazer aquele passo a passo de limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção, que será suficiente. Mas se a pessoa tiver alguma questão especial com a pele, um especialista vai ajudar a escolher os melhores produtos, e montar uma rotina mais específica — afirma a dermatologista Patricia Silveira.