Cabelo ondulado: como cuidar dos fios e dicas para definir as ondas

cabelo-ondulado-como-cuidar-dos-fios-e-dicas-para-definir-as-ondas


Cabelo ondulado: como cuidar dos fios e dicas para definir as ondas 


Descubra como cuidar do cabelo ondulado em casa de um jeito prático para valorizar os fios. Veja um passo a passo de finalização!  


Estamos cada vez mais distantes da ditadura do cabelo liso — ainda bem! Houve uma época em que fios ondulados, cacheados e crespos eram constantemente abafados por chapinhas, químicas e processos de alisamento. 


Hoje, as coisas mudaram, e o cabelo natural, seja na curvatura que for, ganhou a liberdade que merece, muito em razão da autoaceitação e da quebra de conceitos estéticos aos quais fomos expostas durante a vida. Se você está passando por transição capilar para voltar às madeixas naturais e quer saber como cuidar do cabelo ondulado, chega aqui que vamos te ajudar!



cabelo-ondulado-como-cuidar-dos-fios-e-dicas-para-definir-as-ondas



Cabelo ondulado: como cuidar?


Primeiro, você precisa saber que seu ondulado natural não tem curvatura única. Nosso cabelo é um mix de texturas, com algumas partes mais cacheadas e outras mais lisas. Essa mistura boa faz parte do nosso DNA e não devemos nos preocupar demais com isso, tampouco nos frustrar pelos fios não estarem perfeitos e homogêneos por igual. 


É hora de também aceitar o frizz, de não se cobrar por estar sempre com o cabelo finalizado e entender que não há problema em deixar o day after pra lá. Vamos, então, às dicas para que seus fios ondulados fiquem saudáveis e ainda mais bonitos?



cabelo-ondulado-como-cuidar-dos-fios-e-dicas-para-definir-as-ondas



Mantenha o cabelo sempre limpo


Cabelo bonito começa no couro cabeludo, é o básico que funciona. A saúde dos fios passa, necessariamente, pela região, que precisa estar limpa e sem oleosidade. Aliás, o excesso de óleo favorece o surgimento de fungos e descamação. 


O indicado é lavar o cabelo com frequência, de preferência, com água morna ou fria. Isso porque a água muito quente agride o couro cabeludo e pode fazer com que a área fique sensível e a caspa apareça. 


Outra dica para você levar para a vida: jamais esfregue o couro cabeludo com as unhas; use somente as pontas dos dedos, massageando suavemente a raiz. O atrito provocado pelas unhas pode fazer com que apareçam pequenas feridas.



Use produtos de qualidade


É melhor ter poucos produtos, mas que sejam de qualidade, do que muitos itens baratinhos e com baixa eficácia de limpeza e tratamento. 


Se puder, invista em produtos profissionais: shampoo para cabelo ondulado, máscara e finalizador são suficientes. Embora tenham custo mais elevado, o investimento compensa se pensarmos que contêm ativos de alta qualidade, rendem mais (pequenas quantidades são suficientes para lavar e hidratar) e tratam os fios a fundo.


Produtos para cabelo ondulado: inclua shampoo, máscara e creme finalizador na sua lista.



cabelo-ondulado-como-cuidar-dos-fios-e-dicas-para-definir-as-ondas



Finalize com o cabelo bem molhado


A finalização para cabelo ondulado é cheia de técnicas, mas não é preciso ser expert para colocá-las em prática. A primeira dica e que realmente faz diferença no resultado é finalizar com os fios muito molhados — sim, pingando!. Isso porque a água é uma das principais responsáveis pela modelagem das ondas.


O melhor momento para aplicar o finalizador é quando você sair do banho. Deixe o creme no box para adiantar. Ah, e não tire o excesso de água com a toalha, aplique o produto com o cabelo bem molhado.


Mas qual creme para cabelo ondulado é melhor? Aí depende muito do seu tipo de fio e também do quanto você pode investir. Não se esqueça de dar preferência a finalizadores de qualidade. 


Comece aplicando o creme nos fios bem molhados, do comprimento às pontas. Você precisa sentir que espalhou o produto por todo o cabelo, use um pente para distribuir melhor o finalizador.



Faça fitagem


Chegou a hora da fitagem! Divida o cabelo em quantas partes forem necessárias, pegue uma mecha e desembarace. Para fazer as fitinhas, você pode usar os dedos, um pente comum ou uma escova de fitagem — a escolha fica a seu critério, pois todas as opções funcionam. 


Para fazer com as mãos, abra os dedos e encaixe a mecha entre eles. Feche os dedos e puxe para fora, formando as fitas. Em seguida, amasse o cabelo. 


Já com o pente ou a escova de fitagem, passe o acessório por baixo da mecha e penteie para fora. Por último, amasse para ativar as ondas.



secador-de-cabelo-profissional-amazon



Aplique gel ou mousse


Fitagem finalizada, você pode utilizar um gel ou um mousse próprio para a finalização, caso queira um resultado mais definido. Espalhe o produto nas mãos e vá amassando o cabelo. 


Cuidado com a quantidade de produto, já que o gel tende a ressecar o cabelo e deixá-lo com aspecto mais “durinho” depois de seco.



Use uma toalha


Depois, para remover o excesso de água, você precisará de uma toalha de microfibra, uma camiseta de algodão ou uma fraldinha. Não use toalhas de banho tradicionais, pois elas tendem a gerar frizz. 


Acomode o tecido nas duas mãos e amasse todo o cabelo até sentir que ele está mais seco.



Deixe secar


Para a secagem, você tem dois caminhos: secar naturalmente ou com um difusor. Se optar pelo primeiro, evite ficar tocando no cabelo, caso contrário as ondas não ficarão tão definidas. 


Se preferir usar o difusor, ligue-o na velocidade baixa e na temperatura alta. Você pode apenas encostar o aparelho no cabelo ou tombar um pouco a cabeça para o lado e secar de cima para baixo — essa técnica traz mais volume para os fios.  



Aplique um óleo


Por fim, se achar necessário — e especialmente se o cabelo secar naturalmente —, você pode aplicar um óleo capilar para “quebrar” o durinho dos produtos finalizadores. Espalhe algumas gotinhas na palma das mãos e passe nas madeixas, amassando de baixo para cima. Essa também é uma dica de como cuidar de cabelos ondulados com frizz, pois o óleo controla os fios mais rebeldes. 



cabelo-ondulado-como-cuidar-dos-fios-e-dicas-para-definir-as-ondas



Cogite fazer day after


Geralmente, no dia seguinte à finalização, muitas pessoas fazem o famoso day after, que é uma forma de revitalizar as ondas, mas é claro que esse processo não é regra. 


Fazer day after é uma das possibilidades de como cuidar de cabelos ondulados com frizz.


Mas como fazer? Vamos a um passo a passo prático!


1. Você vai precisar de um borrifador


2. Adicione dois dedos de creme para cabelo ondulado


3. Preencha o frasco com água até a metade e agite bem


4. Borrife essa mistura no cabelo


5. Penteie levemente com os dedos e amasse


6. Deixe secar naturalmente ou com difusor


Viu só como cuidar do cabelo ondulado não é assunto só para profissionais? Valorize ainda mais sua beleza natural com os produtos certos para higienizar, tratar e finalizar os fios. Clique na imagem abaixo e conheça todos os itens à venda na Amazon!




My Instagram

Copyright © Investindo em Beleza. Made with by OddThemes